Realização da Primeira Conferência Municipal de Cultura de Casserengue

Publicado em 16/10/2023 às 20:19

No último dia 16 de outubro, o município de Casserengue, localizado no Curimataú Oriental da Paraíba, celebrou um marco importante em sua história cultural: a realização da sua primeira Conferência Municipal de Cultura. Este evento reuniu artistas, gestores culturais, representantes da sociedade civil e amantes da cultura local para discutir e planejar o futuro das expressões artísticas e culturais da região.

A conferência, que aconteceu no Camâra Municipal de Casserengue, foi um espaço de reflexão e debate sobre a importância da cultura para o desenvolvimento da cidade. Com o tema central "Democracia e Direitos à Cultura", o evento abordou questões fundamentais relacionadas à preservação das tradições locais, ao estímulo à produção artística e à promoção do acesso à cultura para todos os cidadãos.

A abertura da conferência contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito e a secretária de educação do município, que destacou o compromisso da administração com o fortalecimento da cultura como um elemento vital na construção de uma comunidade mais rica e vibrante.

Durante a conferência, os participantes tiveram a oportunidade de participar de diversas mesas de discussão e grupos de trabalho, nos quais foram debatidos tópicos como a preservação do patrimônio cultural, o incentivo à produção artística local, a criação de espaços culturais acessíveis e a promoção da educação cultural nas escolas do município.

Uma das principais conquistas da Conferência Municipal de Cultura de Casserengue foi a criação de um plano de ação cultural para os próximos anos. Esse plano estabelece metas e diretrizes para o desenvolvimento da cultura no município, com foco na valorização das manifestações culturais tradicionais e na promoção de novas expressões artísticas.

Além disso, a conferência também serviu como um fórum para a apresentação de propostas e demandas da comunidade cultural local. Os participantes puderam expressar suas preocupações e ideias para o futuro da cultura em Casserengue, contribuindo assim para a construção de políticas culturais mais inclusivas e eficazes.

A Primeira Conferência Municipal de Cultura de Casserengue foi um passo significativo na promoção da cultura local e na consolidação do município como um polo cultural na Paraíba. A comunidade demonstrou seu compromisso em preservar suas raízes culturais e promover o crescimento da cena artística local. Com base nas discussões e propostas apresentadas durante o evento, a cidade está preparada para um futuro cultural ainda mais vibrante e enriquecedor.